9 benefícios da musculação para a sua saúde e cotidiano

Muitas pessoas acreditam que a musculação é necessária só para quem quer aumentar o tamanho do corpo ou buscar uma silhueta diferente. Porém, os benefícios da academia são muito maiores e fazem a diferença na saúde a longo prazo. Pensando nisso, o ortopedista do Instituto Ferrer, Dr. Luciano Ferrer, falou sobre as principais vantagens da prática. Confira a lista:

1 –  Evita lesões

De acordo com o médico, é necessário conciliar a musculação com exercícios aeróbicos para uma prevenção maior. “O trabalho muscular ajuda no ganho de força e resistência, já a atividade aeróbia traz benefícios para a parte cardiorrespiratória e musculoesquelética”, garante.

2 –  Ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose

A musculação estimula as células que produzem o osso e inibe as células responsáveis pela destruição. Assim, a musculação ajuda a pessoa a ter uma densidade óssea maior. No caso da osteoporose, isso é muito importante não apenas para quem já sofre com a doença, mas também para quem quer evitá-la no futuro”, comenta o Dr. Ferrer.

3 –  Aumenta a resistência dos ossos

Segundo o especialista, a musculação e outros exercícios aeróbios podem servir como estímulo à formação da massa óssea. “Os movimentos de uma simples caminhada já contribuem para o aumento da densidade dos ossos, mesmo que em menor intensidade. O mais importante é não ficar parado, já que o sedentarismo prejudica os ossos”, afirma.

4 – Ajuda no emagrecimento

Nos exercícios de musculação, há um aumento do metabolismo basal com consequente perda de gordura, mas também há aumento da massa muscular, podendo não apresentar grandes alterações na balança. “Porém, é possível que em alguns casos a pessoa tenha um aumento de peso. No entanto, emagrecer com saúde não significa necessariamente perder peso, mas sim aumentar a massa muscular e diminuir a porcentagem de gordura”, explica o médico.

5 – Libera endorfina 

A endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo. Os efeitos produzidos pela endorfina são analgésicos e a sensação de bem-estar. “Por isso, atividades físicas intensas como a musculação ou exercícios aeróbicos auxiliam na liberação deste hormônio”, diz o ortopedista.

6 – Controla o stress

“Todas as atividades físicas podem combater o stress, trazer bem estar, melhorar a autoestima e o convívio social. Recomenda-se praticar a atividade física que traga maior prazer e a musculação pode ser uma boa indicação. Além de todos os ganhos na saúde, ainda ajuda psicologicamente com o foco e concentração”, assegura o Dr. Luciano Ferrer.

7 –  Melhora a autoestima

O ortopedista explica que na prática, qualquer atividade física pode melhorar a autoestima, principalmente quando a prática de uma vida saudável é acompanhada da redução do peso e da melhora da estética corporal proporcionadas pela musculação. 

8 – Melhora o desempenho em outros esportes

“O fortalecimento muscular é importantíssimo para melhorar a performance em qualquer modalidade esportiva. É necessário condicionar a musculação com alongamentos e atividades aeróbicas, principalmente se o atleta performa no volume de oxigênio máximo do corpo”, indica o Dr. Ferrer.