Prática do crossfit requer atenção com lesões no joelho

A prática do crossfit é baseada nas atividades de academias de policiais e visa dar força e resistência ao praticante. Entretanto, a alta intensidade dos exercícios pode fazer as pessoas ultrapassarem os limites do corpo e apresentarem lesões musculares. 

De acordo com o ortopedista do Instituto Ferrer, Dr. Luciano Ferrer, o joelho é a principal articulação afetada por este tipo de prática. “O agachamento, um movimento muito utilizado durante o treino, pode sobrecarregar a articulação do joelho, desgastando a cartilagem”, explica.

Por isso, é necessário  maneirar na carga. “Durante os exercícios não exceda seus limites. Caso sinta algum desconforto, pare de realizar a atividade e procure orientação de um especialista. Se você não tiver força para realizar o exercício, as articulações serão prejudicadas e vão levar à lesão ou ao encurtamento muscular, quando o movimento não ocorre como deveria”, garante o médico.

Uma pesquisa publicada na revista americana Journal of Strength and Conditioning Research Publish Ahead of Print, indica que entre os 132 praticantes de crossfit entrevistados, 73% já tiveram algum tipo de lesão. O estudo também aponta que as principais lesões que acometem os joelhos são causadas pelo movimento incorreto ou repetição excessiva.

O ortopedista, que também é um dos fundadores do Instituto Ferrer, recomenda que o alongamento seja feito antes dos exercícios. Assim, a amplitude da articulação aumenta e a carga do movimento é amenizada. “Quanto mais alongado o músculo estiver, melhor será a resposta muscular do exercício”, ressalta Luciano.

Em caso de dores ou desconfortos, ele assegura a importância do acompanhamento de um médico especializado. “Se você sentir dor, desconforto ou dificuldade para algum tipo de movimento da prática do crossfit, converse com o instrutor e procure a orientação especializada de um médico. Se a dor persistir por muitos dias ou é recorrente em cada treino, deve-se interromper a atividade e investigar a causa. O Instituto Ferrer está de portas abertas para esses casos”, orienta o médico.

Benefícios do crossfit

Durante o treino de crossfit são trabalhadas dez aptidões físicas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. 

Os praticantes melhoram a agilidade, flexibilidade, velocidade, força, resistência e frequência cardiorrespiratória através do treinos variados da modalidade. A prática também pode ajudar no emagrecimento e na formação de massa muscular, além de reduzir o estresse e melhorar o condicionamento físico.

A autoconfiança também é fundamental. “É necessário evoluir gradativamente, aumentando a carga e a intensidade aos poucos. Para treinos mais pesados, também é recomendada a consulta com um ortopedista para verificar a saúde dos ossos e articulações”, conclui Luciano Ferrer.