Puxar crianças pelo braço pode provocar lesões na região do cotovelo delas

A pronação dolorosa é mais comum em crianças entre 1 e 4 anos de idade. A lesão é uma luxação que acontece no cotovelo por causa do deslocamento da cabeça do rádio, devido à alta flexibilidade dos ligamentos na infância.

De acordo com a ortopedista Dra. Mariana Ferrer, esse tipo de lesão é bastante comum e acontece principalmente quando a criança é puxada pelos braços por um adulto, o que provoca o deslocamento. “Também acontece em casos nos quais ela perde equilíbrio e o adulto a segura pelo braço para evitar a queda”.

“Nessa faixa etária, o cotovelo ainda não está bem formado e apresenta frouxidão nos ligamentos, por isso, é relativamente comum ocorrer um deslizamento do ligamento entre os dois ossos do braço. Quando, após largar a mão do adulto, o braço volta à posição normal, os ossos não retornam ao ponto inicial, provocando dor e desconforto”, explica Mariana.

Inicialmente, quando a luxação da cabeça do rádio ocorre, a criança pode reclamar de dor e ficar chorosa. “Depois dos primeiros sintomas, o paciente assume uma posição antálgica, que não sente dor, o cotovelo permanece esticado e o antebraço pronado com a palma da mão voltada para trás. Isso assusta muito os pais, pois a criança deixa de utilizar um dos braços para qualquer atividade simples do dia a dia”, comenta a médica.

Outros sintomas da pronação dolorosa são recusa da criança em dar a mão ao adulto e chorar muito ao tentar dobrar ou esticar o cotovelo, além da dificuldade em rodar a palma da mão para cima e para baixo.

De acordo com a Dra. Mariana Ferrer, o diagnóstico é realizado com base na história clínica e associado ao exame físico do paciente. O tratamento consiste na redução da articulação do cotovelo, que é feito com uma manobra realizada pelo ortopedista.

Após essa redução, a criança voltará a movimentar o cotovelo e o antebraço acometidos. Porém, existem alguns casos em que a inflamação no local pode causar desconforto. Somente nesses casos é realizada uma imobilização sintomática.

“É importante reforçar que a pronação dolorosa é uma patologia benigna e não causa sequelas a longo prazo. É importante evitar o mecanismo da lesão, pois a luxação pode ocorrer novamente. O ideal é segurar as crianças próximo ao tronco, evitando a elevação dos braços”, ressalta a ortopedista do Instituto Ferrer.

Confira algumas dicas para evitar a pronação dolorosa:

– Não segure a criança pelo antebraço ou mão;

– Não puxe ou rode a criança segurando pelas mãos;

– Cuidado no escorregador! Não pode segurá-la pela mão ao descer; 

– Cuidado durante as atividades físicas e em grupo com outras crianças.