Beach Tennis: o que você precisa saber para não lesionar membros superiores e inferiores

O Beach Tennis é um esporte de verão criado na Itália em 1987 e só chegou ao Brasil oficialmente em 2008. Segundo a International Tennis Federation (ITF), o esporte é praticado por mais de 500 mil pessoas ao redor do mundo. Mas, como em todo esporte, são necessários cuidados para que os praticantes não sofram lesões.

De acordo com a ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Mariana Ferrer, a lesão mais comum neste esporte é a tendinopatia, no ombro e no cotovelo, causando dores e dificuldade de levantar o braço. “Também acontecem lesões nos membros inferiores. As mais comuns são as musculares e torções no pé, tornozelo e joelho”, assegura.

Uma coisa que chama a atenção sobre o Beach Tennis é que ele tem se popularizado em cidades com clima pouco propício e que, inclusive, não têm praia. Os avanços tecnológicos permitem que as condições ideais para a prática da atividade sejam alcançadas de maneira artificial. “Mas, nada é melhor do que o sol e a areia naturais. ”A exposição ao sol, inclusive, aumenta a produção da Vitamina D do corpo e melhora a saúde dos ossos, garante a médica.

Como dica para evitar lesões, a ortopedista recomenda que os praticantes façam um aquecimento com os movimentos de raquete e das pernas. “Assim o corpo já se acostuma com os esforços necessários durante uma partida. Também é importante usar equipamentos adequados e evitar raquetes muito pesadas. O excesso de peso pode sobrecarregar as articulações”, garante a Dra. Mariana Ferrer.

A especialista garante que o fortalecimento do condicionamento físico é ideal para melhores resultados e também menos fadiga após as partidas. “O acompanhamento de um professor especializado, por exemplo, pode ajudar a pessoa a realizar os movimentos de maneira correta e assim evitar esforços desnecessários”, comenta.

A médica também relembra uma das principais dicas para todas as atividades esportivas, que é respeitar os próprios limites. “Não ignore os sinais de seu corpo! A dor pode ser crônica e piorar com o tempo. Em caso de dores, procure um ortopedista o quanto antes”, recomenda.

Mesmo assim, a ortopedista conclui que a atividade pode ter ótimos benefícios para saúde, desde que seja realizada com segurança. “Pratique Beach Tennis com responsabilidade e a diversão será garantida! Além disso, a sua saúde agradece pela prática esportiva, independente de qual seja. O importante é não ficar parado”, conclui.

A Dra. Mariana Ferrer também fez uma lista com os principais benefícios do Beach Tennis. Confira:

– Queima muitas calorias, a movimentação intensa e o solo irregular favorecem a queima de gordura e o alto gasto calórico.

– Fortalecimento muscular, já que os grupos musculares são exigidos durante uma partida de beach tennis.

– Evita lesões porque a solo macio de areia ajuda a absorver o impacto, amortecendo as passadas e os saltos.

– Melhora o condicionamento físico, pois são necessários muito fôlego, explosão e resistência para correr e saltar.

– Ensina a tomar decisões de forma rápida, visto que as trocas de bolas costumam ser rápidas e dinâmicas.

– Reduz o stress diário, devido à liberação de endorfina, assim como em outros esportes como a corrida.

– Fortalece o sistema imunológico, o que é essencial em tempos como os atuais.

– Favorece os laços de amizade e o trabalho em equipe.