Casos mais graves de Covid-19 podem desencadear perda de força física do paciente

Por causa da disseminação do coronavírus pelo Brasil e pelo mundo, estudos científicos têm investigado a possível relação entre as infecções mais graves da doença e a perda muscular. De acordo com o estudo realizado por médicos do Hospital Sírio Libanês em março deste ano, com pacientes da terapia intensiva (UTI) com Covid-19, a diminuição da força e a perda muscular ocorrem de maneira rápida e precoce durante os dias de internação.

O principal apontamento do estudo “Skeletal Muscle Wasting and Function Impairment in Intensive Care Patients With Severe Covid-19” foi a forte relação da perda de função do músculo esquelético em pessoas com sintomas graves do coronavírus. De acordo com o ortopedista e um dos fundadores do Instituto Ferrer, Dr. Luciano Ferrer, essa diminuição da massa magra, que também é conhecida como sarcopenia, faz com que as articulações sejam sobrecarregadas e gerem problemas ainda maiores.

As pesquisas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) apontam uma grande demanda de queixas ortopédicas de pacientes que já contraíram o coronavírus. De acordo com dados das Secretarias de Saúde Estaduais, mais de 19 milhões de brasileiros foram diagnosticados com a doença. 

“Se um paciente já apresenta alguma doença osteoarticular, os sintomas podem ficar ainda maiores com a perda da massa muscular. Além disso, quanto maior o processo inflamatório do coronavírus, maior será a merda da massa magra” , aponta o Dr. Luciano Ferrer.

Segundo o médico, a recuperação dos músculos deve se iniciar ainda no hospital durante o tratamento. “Movimentos realizados no leito e caminhadas curtas podem ser uma boa opção diante das limitações durante a internação. Esse tipo de trabalho preventivo pode ajudar muito a reduzir as perdas”, completa.

Na visão do ortopedista, mesmo para aqueles que ainda não tiveram a doença é necessário ter um bom condicionamento físico. “Esse fator está associado com quadros mais leves da Covid-19, definitivamente uma boa saúde muscular vai facilitar a recuperação”, conclui Luciano Ferrer.

O médico também deu algumas dicas para a recuperação muscular pós-Covid. Confira:

  • Retome os exercícios físicos com intensidade progressiva até chegar ao ideal. Respeite os limites!
  • Em caso de dores, procure um ortopedista para um acompanhamento mais detalhado das suas articulações.
  • Em alguns casos, a recuperação pulmonar também pode ser necessária. Procure um médico especializado em casos de dificuldade na respiração.