Comum em crianças, epifisiólise do quadril necessita de intervenção cirúrgica

A epifisiólise é um problema de quadril comum principalmente entre crianças de 10 a 15 anos de idade. A patologia acontece devido ao escorregamento da cabeça do fêmur, localizada na região da bacia, que pode causar uma deformidade no quadril da criança ou adolescente. 

Mesmo que não tenha uma causa principal, a doença é mais comum em crianças com excesso de peso ou obesidade. Entretanto, ela também pode atingir jovens muito altos e magros acometendo até mesmo os dois quadris. Entre as outras causas conhecidas estão o traumatismo no local ou alterações hormonais como hipotireoidismo e hipogonadismo.

A ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Mariana Ferrer, afirma que, por causar deformidades, essa patologia precisa ser tratada o quanto antes por meio de cirurgia. “Sempre que existir suspeita desta condição, os pais das crianças devem procurar um ortopedista pediátrico para confirmar o diagnóstico e realizar o tratamento”, comenta.

Os sintomas mais conhecidos da epifisiólise são dores no quadril, dificuldade para movimentar o quadril e para andar. “Em alguns casos os pacientes também podem ter dores na região do joelho e isso geralmente atrasa o diagnóstico. Por isso, o acompanhamento médico é tão necessário”, afirma Mariana Ferrer.

A radiografia dos quadris pode diagnosticar a patologia. “Porém, em alguns casos pode ser necessário realizar uma tomografia ou ressonância magnética”, completa a ortopedista do Instituto Ferrer.

O tratamento cirúrgico da epifisiólise do fêmur proximal deve ser realizado o quanto antes, já que o escorregamento da cabeça do fêmur pode ocasionar danos graves no quadril.

Após a cirurgia, o paciente será acompanhado pelo ortopedista para reabilitação.

Saiba mais sobre a Epifisiólise do Fêmur Proximal em https://institutoferrer.com.br/doencas/