Conheça as principais causas das dores nas pernas

A dor nas pernas pode ser provocada por vários fatores e, em alguns casos, pode ser indício de problemas mais graves. Por isso, é necessário observar o local exato e as características da dor para um tratamento eficiente. A ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Mariana Ferrer, listou algumas das principais causas e suas características. Confira:

  1. Alterações musculares

As dores podem surgir após esforços físicos repentinos e intensos, ou até mesmo por causa de um sapato desconfortável. Nesses casos, é comum que a dor apareça no final do dia e seja identificada como um cansaço nas pernas.

  1. Problemas articulares

No caso dos idosos, esse tipo de dor pode estar relacionado com problemas ortopédicos como artrite ou artrose. Entre os principais sintomas, estão a dor nos primeiros 15 minutos do dia. Esse incômodo não acontece todos os dias, mas pode piorar com esforços intensos e ser reduzido com repouso.

  1. Alterações da coluna vertebral 

As lesões vertebrais também podem estar relacionadas com a dor nas pernas quando o incômodo se agrava com a movimentação da coluna. A estenose do canal vertebral e a hérnia de disco podem causar dor moderada ou intensa e sensação de peso nas coxas e nas pernas durante a caminhada. 

  1. Alterações no nervo ciático

Essas alterações podem provocar dores nos glúteos e na parte posterior da coxa, acompanhadas de sensação de formigamento e de fraqueza. A dor também pode ser lancinante, em forma de pontada ou choque, sendo conhecida como dor ciática. 

  1. Má circulação sanguínea

A má circulação afeta principalmente os idosos, e a dor provocada pode surgir a qualquer hora do dia. No entanto, o incômodo piora se a pessoa passar tempo demais na mesma posição. Tornozelos e pés podem ficar inchados e até mesmo apresentar uma coloração roxa, indicando dificuldade de retorno do sangue para o coração.

  1. Dor do crescimento

Crianças de 3 a 10 anos podem sentir dores nas pernas. Esse incômodo geralmente ocorre próximo ao joelho, mas pode se espalhar por todo o membro. É comum que as crianças sintam as dores na hora de dormir ou depois de uma atividade intensa.

Quando é necessário ir ao médico?

A Dra. Mariana também apontou quais sintomas devem indicar uma visita ao médico:

– dor localizada e intensa;

– rigidez na panturrilha;

– dores acompanhadas de febre;

– pés e tornozelos muito inchados;

– suspeita de fratura; 

– quando a dor impede o trabalho;

– quando a dor dificulta a caminhada.