(61) 3771.4040
(61) 99665.0414
institutoferrer@institutoferrer.com.br
(61) 3771.4040
(61) 99665.0414
institutoferrer@institutoferrer.com.br
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm osteoporose e as mulheres são as principais atingidas pela patologia.
De acordo com a ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Luciana Ferrer, depois de entrar na fase de menopausa, as chances das mulheres sofrerem com a doença aumentam consideravelmente. “Isso acontece por causa dos níveis do hormônio estrogênio que diminuem, deixando as estruturas ósseas mais frágeis e sensíveis. Se a pessoa não possui alimentação e hábitos saudáveis, pode desenvolver osteoporose”, comenta.
A especialista explica que, devido a esse fato, é muito comum que as mulheres sofram fraturas após os 50 anos. As grávidas, por outro lado, devem tomar cuidado, pois nessa condição as mulheres também sofrem com a perda de massa óssea. “Porém, tudo é recuperado depois da gestação”, explica.
A Dra. também complementa que após os 50 anos, é normal a pessoa ficar mais baixa do que antes. “Isso acontece, pois os discos intervertebrais ficam desidratados e diminuem com o tempo. Além disso, também pode ocorrer um encurvamento da coluna vertebral”, diz.
A ortopedista afirma que se a pessoa diminuir muitos centímetros de altura em um curto espaço de tempo, pode indicar possíveis fraturas na região da coluna. Na visão dela, a consulta regular com um ortopedista pode ser uma boa dica para não ser pega de surpresa pela patologia
O excesso de peso também é outro fator prejudicial. De acordo com pesquisadores da universidade de Harvard, as mulheres que têm gordura em excesso durante o período da pré-menopausa apresentaram redução na densidade mineral óssea.
Os exercícios físicos podem ser um bom caminho para a prevenção e manutenção da saúde óssea. “Realizar atividades regularmente é fundamental para prevenir a osteoporose, já que fortalece os músculos e aumenta a densidade mineral óssea. Isso ajuda a reduzir os riscos”, garante a médica.
A Dra. Luciana Ferrer também deu mais algumas dicas que podem ajudar na prevenção da osteoporose. Confira:
Brincadeira que viralizou na internet pode trazer graves prejuízos à saúde de crianças e adolescentes, entre eles traumatismo craniano, lesão na coluna e até mesmo a morte.
O ortopedista do Instituto Ferrer, Dr. Marcelo Ferrer, explica as características da osteonecrose da cabeça femoral e também fala sobre os possíveis tratamentos
A ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Luciana Ferrer, falou sobre o assunto e aproveitou para dar dicas que ajudam a prevenir a patologia. Confira!