Luxação do ombro necessita de acompanhamento ortopédico para não gerar complicações mais graves

A luxação do ombro ocorre quando a articulação do osso do ombro se desloca de sua posição original. Essa lesão, geralmente, acontece por causa de acidentes como quedas, pancadas em atividades físicas ou por levantar objetos pesados de forma errada.

O ortopedista do Instituto Ferrer, Dr. Marcelo Ferrer, afirma que esse deslocamento do ombro pode acontecer em várias direções. Pode ser para frente, para trás ou para baixo. Também pode se dar de forma completa ou parcial, causando dor intensa ou dificuldade para movimentar o braço.

Na visão do médico, essa lesão deve ser tratada e acompanhada pelo ortopedista, que indicará o tratamento adequado de acordo com as características e gravidade da luxação. O ortopedista é quem fará a redução do ombro, ou seja, colocará a articulação no local novamente, fará o acompanhamento no consultório, indicará fisioterapia e, se necessário, o tratamento cirúrgico.

“Os principais sintomas são de dor forte no ombro, que pode irradiar para o braço e afetar o pescoço, um ombro pode estar mais alto ou mais baixo em relação ao outro, incapacidade de realizar movimentos com o braço afetado, inchaço na região e hematoma ou vermelhidão no local da lesão”, lista Dr. Marcelo.

Além desses fatores, a luxação do ombro também pode vir acompanhada de dormência, fraqueza ou formigamento em um local próximo à lesão, como no pescoço ou no braço. “Se a pessoa identificar um ou mais sintomas indicativos de luxação, é importante consultar com o ortopedista para que sejam feitos exames que ajudem a confirmar a luxação. O médico normalmente realiza o exame físico para avaliar a deformidade, além de avaliar outros sinais e sintomas presentes e solicitar os exames de imagem necessários”, garante o ortopedista.

Ele acrescenta que o médico também pode solicitar uma eletroneuromiografia e/ou ressonância magnética para avaliar tecidos como a própria cápsula articular, tendões e ligamentos.

“É importante que o paciente siga todas as recomendações do ortopedista e do fisioterapeuta, se necessário, para garantir uma recuperação de forma mais tranquila, evitar novas lesões e prevenir complicações como rompimento de ligamentos e tendões do ombro, lesão nos nervos ou vasos sanguíneos do local e instabilidade do ombro, que pode favorecer novas luxações”, conclui Dr. Marcelo.

Otimizando o tratamento

O Dr. Marcelo Ferrer também deu algumas dicas para pacientes que estejam realizando um tratamento de luxação no ombro. Confira:

  • Não repita o movimento específico que causou o deslocamento do ombro e evite movimentos dolorosos;
  • Não levante peso até que seu ombro esteja melhor;
  • Não pratique esportes que necessitem da movimentação do ombro por 6 semanas a 3 meses, dependendo de cada caso;
  • Faça compressas de gelo no ombro por 15 a 20 minutos a cada duas horas nos primeiros dois dias para reduzir a inflamação e dor; 
  • Aplique compressa de água quente por 20 minutos, depois de três dias da lesão no ombro, para ajudar a relaxar os músculos; 
  • Tome os medicamentos necessários, conforme orientação médica;
  • Realize exercícios suaves conforme orientação do médico ou do fisioterapeuta para ajudar a manter a amplitude de movimento do ombro e não causar rigidez nas articulações.