Pesquisa aponta que dores no joelho atingem 69% dos brasileiros

A dor da região do joelho é uma das mais comuns no Brasil e no mundo. De acordo com a pesquisa “Saúde e qualidade de vida: A relação com os pés, tornozelos e joelhos”, realizada por uma empresa especialista em palmilhas ortopédicas, aproximadamente 69% dos brasileiros com mais de 18 anos sentem dores na articulação do joelho.

As mulheres são as que mais sofrem, com 70,5% de incidência. Já 65% dos homens declararam ter desconfortos neste local. De acordo com a ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Luciana Ferrer, se as dores impedem a pessoa de caminhar ou pioram ao longo do tempo, isso pode indicar um problema mais grave. “Entretanto, a maioria dos casos não são graves e podem ser tratados com o médico ortopedista assistente, medidas fisioterápicas e exercícios”, pondera.

A Dra. Luciana Ferrer listou algumas das principais causas de dor no joelho. Conheça cada uma:

1. Lesões por traumas

Quedas, traumas diretos, entorses são as principais causas.

2. Rompimento de ligamento

Essa ruptura de ligamento do joelho pode acontecer por entorse provocada por uma pancada forte ou torção do joelho durante uma mudança súbita de direção. 

3. Tendinite

Consiste em uma inflamação em um tendão do joelho e o tipo de incômodo varia com a região do tendão. Geralmente, um dos sintomas característicos de tendinite é a dor no joelho ao movimentar a articulação. É bastante comum em atletas e também pode ocorrer nos idosos devido ao desgaste natural.

4. Bursite

É a inflamação da bursa, que é uma pequena bolsa que contém líquido e funciona como um amortecedor, além de reduzir a fricção entre os ossos, os tendões e os músculos das articulações.

5. Osteoartrose 

A osteoartrose, ou artrose no joelho, é uma doença causada pela degeneração da cartilagem. Essa alteração causa dor, limitação de movimentos e diminui a qualidade de vida. 

6. Artrite reumatoide

É uma doença autoimune, inflamatória e crônica que provoca rigidez, dor e edema nas articulações. O incômodo no joelho ao acordar pode ser causado pela artrite reumatoide, que causa dor mais intensa pela manhã e melhora com o movimento.

7. Síndrome da banda iliotibial

Causa dor na região lateral do joelho e é comum em esportes com movimentos repetitivos. Geralmente, essa síndrome está relacionada também à fraqueza muscular e pouca flexibilidade ou erros de treinamento com intensidades e volumes inadequados. Esse tipo de dor não deve ser ignorada, pois pode piorar com o tempo.

8. Lesão no menisco

A dor ao fletir o joelho, ao subir escada, ao agachar ou dentro da articulação pode ser indicativo de lesão no menisco, que é uma cartilagem que funciona como um amortecedor dentro do joelho. Geralmente, as lesões no menisco são causadas por atividades físicas ou pela degeneração natural.

9.Alterações na patela

Podem ser causadas pela condropatia patelar, que é o desgaste da cartilagem ou a condromalácia patelar, que é o amolecimento da mesma. Geralmente, as causas dos problemas são envelhecimento, trauma repetitivo, sobrecarga ou esportes. Essas lesões podem causar dor ao agachar ou incômodo no joelho ao descer escadas, além de sensação de instabilidade da patela.

10. Cisto de Baker

Também conhecido como cisto poplíteo, é um nódulo que se forma na região posterior do joelho e podendo causar dor, edema, rigidez e limitação dos movimentos.

11. Doença de Osgood-Schlatter

É uma inflamação no tendão patelar e está relacionada ao crescimento rápido, podendo acontecer em crianças de 10 a 15 anos. Geralmente, o incômodo ocorre na região inferior do joelho e pode acontecer após atividades físicas como futebol, basquete, vôlei ou ginástica olímpica.