(61) 3771.4040
(61) 99665.0414
institutoferrer@institutoferrer.com.br
(61) 3771.4040
(61) 99665.0414
institutoferrer@institutoferrer.com.br
A dor nas pernas pode ser provocada por vários fatores e, em alguns casos, pode ser indício de problemas mais graves. Por isso, é necessário observar o local exato e as características da dor para um tratamento eficiente. A ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Mariana Ferrer, listou algumas das principais causas e suas características. Confira:
As dores podem surgir após esforços físicos repentinos e intensos, ou até mesmo por causa de um sapato desconfortável. Nesses casos, é comum que a dor apareça no final do dia e seja identificada como um cansaço nas pernas.
No caso dos idosos, esse tipo de dor pode estar relacionado com problemas ortopédicos como artrite ou artrose. Entre os principais sintomas, estão a dor nos primeiros 15 minutos do dia. Esse incômodo não acontece todos os dias, mas pode piorar com esforços intensos e ser reduzido com repouso.
As lesões vertebrais também podem estar relacionadas com a dor nas pernas quando o incômodo se agrava com a movimentação da coluna. A estenose do canal vertebral e a hérnia de disco podem causar dor moderada ou intensa e sensação de peso nas coxas e nas pernas durante a caminhada.
Essas alterações podem provocar dores nos glúteos e na parte posterior da coxa, acompanhadas de sensação de formigamento e de fraqueza. A dor também pode ser lancinante, em forma de pontada ou choque, sendo conhecida como dor ciática.
A má circulação afeta principalmente os idosos, e a dor provocada pode surgir a qualquer hora do dia. No entanto, o incômodo piora se a pessoa passar tempo demais na mesma posição. Tornozelos e pés podem ficar inchados e até mesmo apresentar uma coloração roxa, indicando dificuldade de retorno do sangue para o coração.
Crianças de 3 a 10 anos podem sentir dores nas pernas. Esse incômodo geralmente ocorre próximo ao joelho, mas pode se espalhar por todo o membro. É comum que as crianças sintam as dores na hora de dormir ou depois de uma atividade intensa.
Quando é necessário ir ao médico?
A Dra. Mariana também apontou quais sintomas devem indicar uma visita ao médico:
– dor localizada e intensa;
– rigidez na panturrilha;
– dores acompanhadas de febre;
– pés e tornozelos muito inchados;
– suspeita de fratura;
– quando a dor impede o trabalho;
– quando a dor dificulta a caminhada.
A ortopedista pediátrica, Dra. Mariana Ferrer, fala sobre as principais características da patologia e o tratamento necessário
Dr. Marcelo Ferrer realizou no Distrito Federal, em 2015, o primeiro tratamento com a técnica, também chamada de substituição do tornozelo, após treinamento especializado no exterior
A ortopedista Luciana Ferrer fala sobre as causas e tipos de tratamento da lesão que afeta principalmente pessoas entre 20 e 49 anos