(61) 3771.4040
(61) 99665.0414
institutoferrer@institutoferrer.com.br
(61) 3771.4040
(61) 99665.0414
institutoferrer@institutoferrer.com.br
Durante a pandemia da Covid-19, as atividades físicas foram restringidas por causa do lockdown. Mesmo assim, muitas pessoas encontraram na própria casa, pátio ou até mesmo garagem um espaço alternativo para se exercitar. O importante é não ficar parado.
A ortopedista Dra. Luciana Ferrer afirma que os exercícios podem ser positivos tanto para a saúde física quanto para a emocional. “O mais recomendado, se possível, é a boa e velha caminhada. Esse exercício é bem acessível e simples para qualquer um fazer, reduzindo os riscos de lesões”, comenta.
Para quem gosta de música, uma boa recomendação pode ser a dança. “Na Internet temos vários vídeos de tutoriais disponíveis para todas as idades e gostos”, diz a doutora. Pular corda também pode ser uma opção para complementar, na visão dela.
Para quem mora em apartamento, subir as escadas pode ser uma boa saída. Entretanto, é necessário tomar cuidado com lesões. “Tem que ter muita atenção com a intensidade do exercício, além da necessidade de máscara, por ser um lugar com pouca ventilação”, expõe Luciana.
A ortopedista também ressalta a importância dos alongamentos, que vão auxiliar na flexibilidade do corpo e reduzir o risco de lesão em todas as atividades. “Devem se tornar um hábito diário”, complementa.
Mesmo assim, alguns cuidados são necessários. De acordo com a médica do Instituto Ferrer, é necessário tomar cuidado com o Sol e escolher horários com temperaturas mais baixas. “É preciso usar roupas leves, que permitam a troca do calor com o ambiente. Boné e protetor solar também são indispensáveis”, garante.
A alimentação é igualmente um dos principais fatores para combater o sedentarismo. Na visão da Dra. Luciana, o acompanhamento de um nutricionista também é essencial neste processo. Este tipo de atendimento, inclusive, pode ser feito a distância durante os períodos de lockdown mais rígidos.
A ortopedista relembra a importância de conhecer os próprios limites. “Se a pessoa começar a sentir dores mais intensas ou enjoo e tontura durante as atividades é necessário parar imediatamente”’, recomenda. Além disso, orienta que sejam utilizados calçados próprios para este tipo de atividade, pois o sistema de amortecimento reduz os riscos de lesão.
Confira alguns benefícios dos exercícios:
Estados Unidos, Holanda, Rio de Janeiro e Goiânia foram alguns dos destinos.
A ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Mariana Ferrer, falou sobre a influência da bebida na densidade óssea e listou mais consequências deste hábito
A ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Luciana Ferrer, afirma que grande parte das alternativas terapêuticas para essas lesões visa o alívio da dor e o controle da progressão da lesão.