Especialista dá dicas para manter a casa segura para idosos

Com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, os acidentes domésticos com idosos aumentaram. Por isso, a necessidade de tornar a casa um ambiente mais seguro também cresceu. De acordo com um estudo da Universidade Federal de São Paulo (USP), o número de idosos que caem de forma recorrente chegou a 30% na pandemia. Em situações normais, esse número chegava a 13%.

Quanto maior a idade, mais riscos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Ministério da Saúde, 40% dos idosos com mais de 80 anos caem anualmente.

Pensando nisso, o ortopedista e fundador do Instituto Ferrer, Dr. Marcelo Ferrer, listou algumas dicas para deixar a residência mais segura para os idosos e prevenir acidentes. Confira:

  1. Nada de tapetes

Apesar de deixar o ambiente mais bonito, os tapetes grandes ou mal espalhados podem causar tropeços e aumentar os riscos de quedas. Além disso, os pequenos podem causar escorregões. “O único tipo de tapete seguro é o de borracha e só deve ser usado no banheiro ou em áreas umidas”, garante o ortopedista.

  1. Uma boa iluminação é tudo

Os cômodos da casa, principalmente os corredores, escadas e áreas de acesso, devem estar bem iluminados. “Deixar cantos sem iluminação adequada pode confundir os idosos e atrapalhá-los a enxergar possíveis móveis e obstáculos no caminho”, explica o Dr. Marcelo Ferrer.

  1. Lugares de apoio

Comum em ambientes públicos e com acessibilidade, as barras de apoio são extremamente recomendadas para casas com idosos. “Essas barras devem ser instaladas em lugares estratégicos como corredores, áreas de circulação, parede da cama, área do chuveiro e até mesmo perto do vaso sanitário”, diz o médico.

  1. Atenção especial com desníveis

É comum em algumas residências maiores que os cômodos estejam em desnível. Por isso, essas quinas e degraus podem ser os causadores de acidentes. Na visão do Dr. Marcelo, essas áreas precisam ser niveladas com rampas. “Não se pode esquecer de fixar fitas antiderrapantes nesses locais já que elas também previnem possíveis escorregões”, explica.

  1. Adaptação dos banheiros

Além das barras de apoio e tapetes de borracha, o banheiro precisa de mais atenção por ser um lugar onde diferentes tipos de acidentes podem acontecer. “É importante utilizar um piso de material antiderrapante no local, além de elevar o assento sanitário para dar mais estabilidade nos movimentos de sentar e levantar”, afirma o ortopedista.

6. Móveis sem pontas afiadas

Os móveis com ponta arredondada podem ser uma boa alternativa na hora de pensar na segurança dos idosos. “Outra alternativa interessante pode ser comprar cantos de silicone. Assim, a pessoa pode aplicar nos lugares pontiagudos e não precisa trocar aquele móvel preferido”, recomenda o Dr. Marcelo Ferrer.

  1. Cuidado com fios espalhados pelo chão

O médico também chamou a atenção para os fios espalhados pelo chão. “São perigosos não só para os idosos, mas também para qualquer um que esteja transitando pelo ambiente. Por isso, é necessário fixá-los na parede ou em lugares apropriados com ajuda de cantoneiras, perfis ou fitas”, conclui.